Noticias

Exposição ‘Leonardo da Vinci: maravilhas mecânicas’ chega à cidade de Mossoró

Já está tudo pronto para que a exposição "Leonardo da Vinci: maravilhas mecânicas" comece a ser apreciada pelos olhares curiosos dos mossoroenses. O Museu de Astronomia e Ciências Afins do Rio de Janeiro (Mast) juntamente com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern) traz a Mossoró as idéias saídas do papel e transformadas em objetos de um dos maiores gênios da humanidade.
O trabalho primoroso desenvolvido pelo arquiteto francês J. Van de Beuque e pelo marqueteiro Roberto Guatelli será exposto de hoje até o dia 11 de novembro, no Salão Marieta Lima, na Biblioteca Ney Pontes Duarte. Hoje a exposição estará aberta a partir das 19h e nos outros dias no horário de expediente da biblioteca.
A exposição é composta por 30 objetos, que são réplicas de alguns dos projetos de Leonardo da Vinci, e mostra como a sua visão foi revolucionária. De acordo com Rogério Dias, um dos fiscais responsáveis pela disposição e organização das peças, as amostras eram de um museu da França e foram doadas para o Mast, que atualmente as mantém e realiza exposições pelo País.
"Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas" é dividida em quatro áreas, simbolizadas pelos quatro elementos da natureza (ar, água, fogo e terra), e apresenta peças, textos e imagens que justificam a fama daquele que foi um dos grandes gênios já conhecidos.
A entrada é gratuita e não requer agendamento, salvo para grandes grupos de escolas, que devem avisar previamente quando farão as visitas.
A exposição recebe o apoio da Fundação José Augusto (FJA), a Secretaria do Estado de Educação e Cultura (SEEC), Secretaria de Desenvolvimento Social, além do patrocínio direto do Governo do Estado e Prefeituras das cidades por onde as obras passarão nos próximos dias. De Mossoró, a exposição seguirá para a cidade de Caicó, Natal, Pau dos Ferros, Santa Cruz e Nova Cruz.
Quem foi Da Vinci?
Leonardo da Vinci, artista renascentista italiano, nasceu em 15/04/1452. Existem algumas dúvidas sobre a cidade de seu nascimento - para alguns historiadores, seu berço foi em Anchiano, enquanto para outros foi numa cidade situada na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre as cidades italianas de Florença e Piza.
Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois se mostrou um excelente anatomista, engenheiro, matemático, músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.


__________________________________

Fafá Rosado é reeleita, mas aguarda decisão do TSE para saber se assume no dia 1° de janeiro

Bruno Barreto

Editor de Política
A prefeita Fafá Rosado (DEM) foi reeleita prefeita de Mossoró com 65.329 votos, que correspondem a 53,01% dos sufrágios válidos. No entanto, ela ainda não sabe se vai assumir o comando do Palácio da Resistência, mais uma vez, no dia 1.º de janeiro.
Fafá Rosado ainda aguarda o julgamento que o Tribunal Superior Eleitoral fará em meados de dezembro a respeito da participação dela na inauguração do Centro Móvel de Treinamento do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Ela chegou a ser cassada no dia 16 de agosto, após decisão do juiz da 34.ª Zona Eleitoral, Francisco Seráphico da Nóbrega. A sentença acabou sendo reformada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN). A decisão definitiva ficará com os ministros do Tribunal Superior Eleitora (TSE).
Caso Fafá Rosado seja cassada, quem assume o cargo é a segunda colocada no pleito de ontem, a deputada estadual Larissa Rosado (PSB), que disputou o comando do Executivo municipal pela coligação "Mossoró pra Você". A pessebista recebeu 46.149 votos, um total de 37%.
Em terceiro lugar ficou o vereador Renato Fernandes (PR), com 11.306 votos, alcançando 9,17% do total de votos válidos. Em último lugar ficou o ex-líder estudantil Heronildes Bezerra (PRTB), com 0,38% dos votos válidos.
Compareceram às urnas 134.326 eleitores. Desse total, 123.248 votos foram considerados válidos. Houve 3.678 votos em branco e 7.400 votos nulos. Ao todo, 18.701 eleitores mossoroenses não compareceram às 416 seções eleitorais do município, distribuídas pelas 33.ª e 34.ª Zonas Eleitorais.
Apuração não divulgou parciais por conta da situação da prefeita
Antes de conhecer o resultado das eleições, a população de Mossoró precisou aguardar mais do que o esperado. Tudo porque a prefeita Fafá Rosado estava com o seu registro de candidatura ainda considerado cassado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O problema só foi percebido quando foi iniciada a apuração. Quando o telão instalado na sede do TRE em Mossoró apareceu com a prefeita sem nenhum voto, foi um susto para populares e jornalistas que acompanhavam a apuração. Após pouco mais de 9% das urnas apuradas, a atualização para a eleição a prefeito e vereador ficou suspensa até o resultado final ser anunciado em definitivo, por volta das 21h, com uma hora meia de atraso em relação ao que estava previsto pela Justiça Eleitoral.
De acordo com o juiz da 34.ª Zona Eleitoral, Francisco Seráphico da Nóbrega, devido ao fato de o acórdão do TRE ainda não ter sido publicado no Diário Oficial, "os votos são considerados nulos. Foi feito um trabalho para extrair e computar esses votos para a candidata".
O juiz da 33.ª Zona Eleitoral, Cornélio Azevedo, disse que isso ocorreu por conta de um erro da Justiça Eleitoral. "Quando o registro de Fafá foi cassado, foi encaminhado ao TSE que ela teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, mas na verdade ela teve um registro que foi deferido e depois cassado sob a alegação de conduta vedada. Por isso que os votos dela eram considerados nulos", explicou.